Alimentação saudável e a prevenção do câncer - Dr. Ricardo Mai
×
BLOG Saúde e Bem-estar

Alimentação saudável e a prevenção do câncer

Ricardo Mai Rocha - segunda-feira, 05 abril de 2021

Você tem dado a devida atenção a sua alimentação? O que colocamos no prato influencia nossa saúde, reflete em nossa imunidade, reduz as chances de ficarmos doentes e também ajuda na recuperação mais rápida de enfermidades. Uma alimentação saudável contribui para a prevenção do câncer.

Uma das doenças que mais mata no mundo, o câncer poderia ser evitado, na grande maioria dos casos, se a população tivesse mais consciência sobre como é importante dar atenção ao preparo e à escolha dos alimentos consumidos diariamente.

Ter uma alimentação saudável, aliada à prática de atividade física e à manutenção do peso corporal adequado, é o caminho para a prevenção do câncer.

Alimentos que ajudam na prevenção do câncer

A ingestão de alimentos de origem vegetal pode ajudar na prevenção do câncer. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem, fortalecem as defesas do corpo e ajudam o intestino a funcionar bem.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os alimentos de origem vegetal inibem a chegada de compostos cancerígenos às células. Além disso, eles consertam o DNA danificado quando a agressão pela doença já começou.

Procure variar esses alimentos e faça deles a base da sua alimentação.

Alimentos que devem ficar de fora do seu cardápio

Devem ser evitados os alimentos ultraprocessados, que são aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer (fast food, pizzas, salgadinhos, biscoitos, entre outros). Eles contêm grande quantidade de gorduras e açúcares e, portanto, alta concentração de calorias.

Também deve ficar fora do cardápio, o máximo possível, as bebidas açucaradas (refrigerantes, chás e sucos industrializados, por exemplo). Esses tipos de alimentos fornecem poucas fibras, vitaminas e minerais. Consumi-los pode aumentar o peso corporal, resultando em sobrepeso e obesidade.

As recomendações relacionadas à alimentação valem para prevenção e também para quem passou por tratamento para combater o câncer, prevenindo  o retorno da doença e o desenvolvimento de outros tipos de câncer. 

10 passos para uma alimentação adequada e saudável

Para ajudar as pessoas a terem uma dieta equilibrada, o Ministério da Saúde desenvolveu os 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, apresentados no Guia Alimentar para a População BrasileiraSão atitudes que devemos tentar seguir em nossas rotinas, pois contribuem com nossa saúde e ajudam na prevenção do câncer. Confira:

1- Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação.

2- Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

3- Limitar o consumo de alimentos processados.

4- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.

5- Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.

6- Fazer compras em locais que oferecem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.

7- Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias.

8- Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.

9- Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.

10- Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Fonte: Saúde Brasil – Ministério da Saúde


Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Residência Médica em Cirurgia Geral na UFES e Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Mestrado em Medicina pela UFES.
Professor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da graduação de Medicina da UFES.
RICARDO MAI - CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS