Ainda que pouco conhecido, o câncer de cabeça e pescoço é uma doença que tem crescido de forma exponencial. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o Brasil em 2023 é de 39.550 novos casos da doença que, na maioria das vezes, só é diagnosticada em estágios avançados.
Logo, estar ciente de suas causas e procurar evitá-las é fundamental. O mês de julho, em especial, é dedicado à prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer – por meio da campanha Julho Verde, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
Continue lendo para saber mais sobre essa importante causa.
Para quem não sabe, o câncer de cabeça e pescoço engloba uma série de tumores malignos que surgem na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço. Os fatores de risco para que a doença se manifeste nessas regiões incluem:
– Tabagismo: o uso regular de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, entre outros) é um dos principais agentes causadores do câncer de cabeça e pescoço: são mais de 4.700 substâncias tóxicas, das quais 60 são cancerígenas.
Não fumar é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente o de pulmão, o da cavidade oral, de laringe, de faringe e de esôfago.
– Bebidas alcoólicas: consumi-las, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolvimento do câncer. Além disso, quando são associadas ao tabaco, intensificam a possibilidade do surgimento da doença por volta de 20 vezes, se comparado a uma pessoa que não bebe e não fuma.
– HPV (papilomavírus humano): um dos maiores causadores de câncer bucal, a infecção por HPV é a mais frequente doença sexualmente transmissível. A prevenção é pelo uso de preservativos, inclusive no sexo oral.
Outros fatores, como a higiene bucal inadequada, a exposição exagerada ao sol, e à radiação ou a outros elementos nocivos, também podem ser responsáveis pelo câncer de cabeça e pescoço.
Vale ressaltar que quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura – podendo chegar em 90% ao ser identificado precocemente.
Adotar uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos fazem parte não só da prevenção do câncer, mas de outras inúmeras enfermidades, promovendo assim um estilo de vida mais saudável.