Você já se perguntou quando procurar o atendimento de um cirurgião de cabeça e pescoço? Esse questionamento é importante e necessário se levarmos em consideração os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA): mais de 39 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço estão previstos até o final de 2023 no Brasil.
Em primeiro lugar, é importante entender o que é a cirurgia de cabeça e pescoço. Um médico com essa especialidade trata uma ampla gama de condições relacionadas a essas duas regiões do corpo, incluindo cânceres, distúrbios da tireoide, doenças das glândulas salivares, infecções, lesões traumáticas, entre outras.
Portanto, é o profissional que deve ser procurado quando o paciente apresenta sintomas como:
– Nódulos no pescoço sem motivo aparente ou com crescimento rápido e progressivo.
– Lesão ulcerada que não cicatriza ou lesões enegrecidas, localizadas nas áreas da cabeça e do pescoço.
– Feridas na língua ou na boca que não cicatrizam após duas semanas.
– Rouquidão ou alteração da voz por mais de duas semanas.
– Dificuldade para engolir ou para respirar.
Aqui, vale mencionar que, em muitos casos, outros profissionais da área da saúde identificam tais alterações e, se houver suspeita de tumor, seja benigno ou maligno, encaminham o paciente para o cirurgião de cabeça e pescoço.
Em suma, procurar um cirurgião de cabeça e pescoço, quando necessário, é fundamental. Afinal, quanto antes os tumores são identificados e tratados, mais altas são as chances de cura. Portanto, se você está enfrentando algum dos sintomas mencionados acima, não hesite em marcar uma consulta para avaliação, diagnóstico e início do tratamento.