Como é feito o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço? - Dr. Ricardo Mai
×
BLOG Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Como é feito o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço?

Ricardo Mai Rocha - quarta-feira, 01 fevereiro de 2023

É por meio da avaliação médica que confirma-se ou não a suspeita de câncer de cabeça e pescoço. Em alguns casos, pode se tratar de um tumor benigno ou até mesmo alguma condição inflamatória ou infecciosa. No entanto, é necessário que a avaliação seja feita o quanto antes, uma vez que, em casos positivos para câncer,  o tratamento deve ser imediatamente iniciado para maior chance de cura.

Para o câncer de cabeça e pescoço, a probabilidade de sucesso do tratamento chega a 90%, quando o câncer é descoberto precocemente. Há a possibilidade do  diagnóstico ser feito por meio de exames, porém cabe ao cirurgião determinar quais são os mais apropriados para cada paciente, levando em consideração fatores como os sintomas apresentados, idade, condição de saúde, tipo e localização do câncer e resultados de exames anteriores.

Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?

– Nódulos no pescoço sem motivo aparente ou com crescimento rápido e progressivo.

– Feridas ou lesões na pele enegrecidas localizadas na área da cabeça e do pescoço.

– Feridas na língua ou na boca que não cicatrizam após duas semanas.

– Rouquidão ou alteração da voz que persistem por mais de duas semanas.

– Dificuldade para engolir ou respirar.

Quais são os exames?

Exame clínico: é o mais simples e realizado pelo especialista dentro do consultório. Pelo exame clínico, o médico avalia o físico do paciente em busca de sinais que levantem a suspeita de câncer. Adicionalmente, exames de sangue e urina também podem ser solicitados.

Videolaringoscopia :  Procedimento realizado em consultório. No exame é possível realizar o exame da boca, garganta e laringe, bem como visualizar o funcionamento das cordas vocais. É um processo simples e seguro que, conforme a condição do paciente e a área a ser avaliada, pode ser feito ou não sob anestesia local.

Exames de imagem: procedimentos que possibilitam a observação da parte interna do organismo. Dentre os mais conhecidos estão a radiografia, a tomografia e a ressonância magnética.

Biópsia: principal método para diagnóstico do câncer. É realizado a partir da remoção de partes da lesão suspeita. Essa pequena amostra terá as células analisadas para determinar se o tumor é maligno ou benigno.

É fundamental consultar-se com o médico especializado, como o cirurgião de cabeça e pescoço, caso apresente sintomas suspeitos. Os exames de rotina também são importantes, uma vez que, em estágios iniciais, o câncer pode não manifestar sintomas. Lembre-se: o melhor caminho é o conhecimento e a prevenção.


Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Residência Médica em Cirurgia Geral na UFES e Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Mestrado em Medicina pela UFES.
Professor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da graduação de Medicina da UFES.
RICARDO MAI - CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS