A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata, principalmente, tumores benignos e malignos (cânceres) localizados na região da cabeça e do pescoço, que incluem:
O tratamento inicial adequado dos tumores é importante pois influencia diretamente nos resultados.
Dentre os procedimentos diagnósticos, destaca-se a faringolaringoscopia. Ela é indicada para examinar, avaliar e, eventualmente, biopsiar lesões da laringe e da faringe.
As cirurgias mais comuns da especialidade são as de glândulas salivares (parótida e submandibular), de tumores de boca, de tumores de laringe, de tumores de pele localizados na região da cabeça e do pescoço, além das tireoidectomias e das traqueostomias.
É necessário destacar que o tratamento do sistema nervoso central (cérebro e medula) não é realizado pelo cirurgião de cabeça e pescoço.
O médico especializado em Cirurgia de Cabeça e Pescoço é reconhecido e normatizado pelo Conselho Federal de Medicina e pelos Conselhos Regionais de Medicina.
O especialista com formação em instituição médica reconhecida pela sociedade de sua especialidade é a melhor opção de profissional para definir a estratégia do tratamento do câncer.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço pode fornecer as indicações necessárias para que o paciente encontre o médico especialista adequadamente treinado no tratamento do câncer de cabeça e pescoço.