Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço
×
BLOG Saúde e Bem-estar

Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?

Ricardo Mai Rocha - terça-feira, 15 março de 2022

O cirurgião de cabeça e pescoço é especialista no diagnóstico e tratamento dos tumores benignos e malignos. Esses tumores podem estar localizados na região da face (cavidade nasal, seios paranasais, boca e lábio, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, glândula paratireoide), no couro cabeludo e nas partes moles da cabeça e do pescoço.

Quando procurar o profissional especializado em cirurgia de cabeça e pescoço? Ele deve ser consultado quando o paciente identificar:

  • Nódulos no pescoço sem motivo aparente ou com crescimento rápido e progressivo.
  • Feridas ou lesões de pele enegrecidas e localizadas na área da cabeça e do pescoço.
  • Feridas na língua ou na boca que não cicatrizam após duas semanas.
  • Rouquidão ou alteração da voz por mais de duas semanas.
  • Dificuldade para engolir ou para respirar.

 

Fatores de risco

O surgimento dos tumores nas regiões da boca, faringe, laringe e tireoide têm relação com fatores externos. Entre esses fatores temos o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e as infecções pelo papilomavírus humano (HPV). Vale destacar que o HPV é transmitido, principalmente, pelas relações sexuais sem proteção que atingem as mucosas.

 

Procedimentos diagnósticos e cirurgias de cabeça e pescoço

Existem duas principais áreas de abordagem terapêutica cirúrgica na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço: o tratamento de doenças benignas e a cirurgia oncológica.

O tratamento engloba a cura do paciente, a sua reabilitação funcional e um bom resultado estético.

A videolaringoscopia é um dos procedimentos diagnósticos realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço para examinar, avaliar e, eventualmente, biopsiar lesões da laringe e faringe.

Entre as cirurgias mais realizadas pela especialidade estão as tireoidectomias, traqueostomias, cirurgias de glândulas salivares (parótida, submandibular), de tumores da boca e da laringe e de tumores cutâneos da face e do pescoço.

Muitas vezes, outros profissionais de saúde, como endocrinologistas, otorrinolaringologistas, dermatologistas, clínicos gerais e dentistas, identificam alterações nessas regiões. Nos casos de suspeita de tumor, encaminham o paciente para o cirurgião de cabeça e pescoço.

O mais importante é estar atento aos sintomas e procurar imediatamente ajuda médica. A detecção precoce e o tratamento aumentam em 80% as chances de cura.


Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Residência Médica em Cirurgia Geral na UFES e Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Mestrado em Medicina pela UFES.
Professor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da graduação de Medicina da UFES.
RICARDO MAI - CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS